Meningite: aumento do número de casos e identificação de surtos acendem alerta

Meningite: aumento do número de casos e identificação de surtos acendem alerta

Meningite: aumento do número de casos e identificação de surtos acendem alerta

Especialistas reforçam que a vacinação é a maior arma contra a doença, que também pode ser controlada com diagnósticos rápidos e precisos

Nas últimas semanas, a cidade de o Paulo identificou surtos de meningite enquanto outros estados brasileiros também entraram em alerta para aumento de casos. A meningite é uma inflamação perigosa das membranas que circundam o cérebro e a medula espinhal, causada principalmente por bactérias, fungos e vírus.

A meningite bacteriana tende a ser mais séria: leva a um número significativo de mortes por ano, pode causar epidemias de rápida propagação e deixar sequelas nas pessoas infectadas.

A vacinação ainda é a melhor forma de se prevenir contra a meningite. Ao mesmo tempo, o diagnóstico rápido e preciso contribui para o sucesso terapêutico e o controle de surtos.

A emissão de laudos precisos com a identificação do agente infeccioso contempla rotinas com várias etapas de análises. Essas rotinas exigem um rigoroso e periódico monitoramento dos processos. Para auxiliar essas análises, a Controllab fornece soluções para o controle de qualidade laboratorial.

Entre as soluções, destacam-se as cepas de referência, que incluem alguns agentes etiológicos causadores da meningite bacteriana. Essas cepas são fundamentais para o controle de qualidade dos insumos utilizados nos exames de diagnóstico clínico. Elas também são de grande importância para realização dos estudos de validação de métodos analíticos.

O Ensaio de Proficiência, também conhecido Controle Externo, indica a exatidão analítica do laboratório. A ferramenta é eficiente para avaliação da qualidade técnica e para garantir a confiabilidade dos resultados.

Conheça os programas da Controllab que auxiliam na confiabilidade das análises associadas a meningites:

Rotinas

Análises

Cultura bacteriana

Cultura fúngica

Assine nossa newsletter

Receba publicações relevantes sobre laboratório e soluções para 
gestão da qualidade.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, possibilitando uma navegação mais personalizada, de acordo com as características e o seu interesse. Para mais informações consulte a nossa Política de Privacidade e Segurança.

PRM 0009

Acreditação Cgcre/Inmetro - Produtor de Material de Referência Certificado

A Controllab é acreditada como Produtor de Material de Referência Certificado (MRC) desde 2016 pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE), do Inmetro, sob o n.º PMR 0009. A avaliação dessa conformidade é realizada conforme os requisitos estabelecidos nas normas ABNT NBR ISO 17034 e Inmetro, garantindo assim a competência para a produção dos MRC, conforme Escopo de Acreditação.

Esta acreditação atesta a competência técnica da Controllab em produzir MRC, conforme requisitos internacionais e a habilita para ser reconhecida em outros países, conforme acordos de reconhecimento mútuo, estreitando as barreiras técnicas entre o Brasil e os outros países dos Continentes.

A Cgcre é signatária dos Acordos de Reconhecimento Mútuo da International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC) e da Interamerican Accreditation Cooperation (IAAC)

CAL 0214

Acreditação Cgcre/Inmetro - Laboratório de Calibração

Em dezembro de 2002, o Laboratório de Calibração foi acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Inmetro. Com esse reconhecimento, tornou-se parte integrante da rede brasileira de laboratórios acreditados, sob o nº214. Desde então, é avaliado periodicamente para a manutenção e/ou extensão da acreditação.

O selo do Inmetro atesta competência técnica, credibilidade e capacidade operacional da Controllab para os serviços de calibração, conforme requisitos da ABNT NBR ISO/IEC 17025.

A Cgcre é signatária dos Acordos de Reconhecimento Mútuo da International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC) e da Interamerican Accreditation Cooperation (IAAC)

PEP 0003

Acreditação Cgcre/Inmetro - Provedor de Ensaio de Proficiência

Em setembro de 2011, a Controllab foi acreditada pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Inmetro como provedor de ensaio de proficiência, sob o nºPEP0003. Inicialmente dentro de um projeto piloto do Inmetro, esta acreditação baseou-se na ILAC G13: 2007 e incluiu diversos ensaios clínicos e de hemoterapia. Nas avaliações periódicas desta acreditação novos segmentos e ensaios são incluídos e a avaliação passa a ser conduzida segundo a ABNT NBR ISO/IEC 17043.

Esta acreditação atesta a competência técnica da Controllab em desenvolver e conduzir ensaios de proficiência conforme requisitos internacionais e a habilita reconhecida em outros países, conforme acordos de reconhecimento mútuo firmados pelo Brasil no Mercosul, Américas e Europa.

A Cgcre é signatária dos Acordos de Reconhecimento Mútuo da International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC) e da Interamerican Accreditation Cooperation (IAAC)