Controllab amplia o Ensaio de Proficiência para análises físico-químicas do mel

Ensaio

A rodada piloto dos novos ensaios acontecerá em julho e foi estruturada conforme as diretrizes da ISO/IEC 17043

Entre os produtos apícolas, destaca-se o mel, que integra a alimentação de diferentes faixas etárias. Por isso, é importante realizar análises do mel produzido, para garantir que a qualidade do produto esteja de acordo com o que determina o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Os Laboratórios de Controle da Qualidade de Produtos Apícolas realizam ensaios para identificar se os requisitos de qualidade estão em conformidade com o estabelecido para o consumo humano.

Entre as análises físico-químicas do mel, são contemplados os ensaios:

  • Acidez Livre e Total;
  • Cinzas;
  • Cor (Escala Pfund);
  • Hidroximetilfurfural;
  • pH;
  • Reações de Fiehe e Lund;
  • Umidade

Em janeiro deste ano, a Controllab – maior provedor de controle de qualidade do Brasil e da América Latina – promoveu o Ensaio de Proficiência (EP) para análises físico-químicas de Umidade na matriz mel. Em julho, será realizado o EP para avaliar a adequação das demais análises entre os Laboratórios de Ensaios.

A Controllab possui um amplo escopo em controle de qualidade para análises físico-químicas, contemplando diferentes matrizes alimentares. O programa para matriz mel inclui 2 itens em diferentes concentrações, distribuídos entre análises qualitativas e quantitativas. A avaliação é disponibilizada por um relatório individual e um perfil público dos resultados (sem a identificação dos participantes) para os inscritos.

O Ensaio de Proficiência (EP) é um dos mecanismos de controle da qualidade dos resultados. Todos os ensaios oferecidos pela Controllab seguem os critérios da ISO/IEC 17043 e a acreditação PEP 0003 é a evidência dessas ações. Ao participar do EP, o laboratório poderá evidenciar a exatidão nas análises e a confiabilidade dos resultados emitidos em sua rotina.

Os interessados em participar da rodada piloto, que será enviada sem custo no dia 26 de julho, podem assinalar participação neste link até o final de junho.

Assine nossa newsletter

Receba publicações relevantes sobre laboratório e soluções para 
gestão da qualidade.

ENTRAR
AVISO DE COOKIES

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, possibilitando uma navegação mais personalizada, de acordo com as características e o seu interesse.

Para mais informações consulte a nossa Política de Privacidade e Segurança.

PRM 0009

Acreditação Cgcre/Inmetro - Produtor de Material de Referência Certificado

A Controllab é acreditada como Produtor de Material de Referência Certificado (MRC) desde 2016 pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE), do Inmetro, sob o n.º PMR 0009. A avaliação dessa conformidade é realizada conforme os requisitos estabelecidos nas normas ABNT NBR ISO 17034 e Inmetro, garantindo assim a competência para a produção dos MRC, conforme Escopo de Acreditação.

Esta acreditação atesta a competência técnica da Controllab em produzir MRC, conforme requisitos internacionais e a habilita para ser reconhecida em outros países, conforme acordos de reconhecimento mútuo, estreitando as barreiras técnicas entre o Brasil e os outros países dos Continentes.

CAL 0214

Acreditação Cgcre/Inmetro - Laboratório de Calibração

Em dezembro de 2002, o Laboratório de Calibração foi acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Inmetro. Com esse reconhecimento, tornou-se parte integrante da rede brasileira de laboratórios acreditados, sob o nº214. Desde então, é avaliado periodicamente para a manutenção e/ou extensão da acreditação.

O selo do Inmetro atesta competência técnica, credibilidade e capacidade operacional da Controllab para os serviços de calibração, conforme requisitos da ABNT NBR ISO/IEC 17025.

PEP 0003

Acreditação Cgcre/Inmetro - Laboratório de Controle

Em setembro de 2011, a Controllab foi acreditada pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Inmetro como provedor de ensaio de proficiência, sob o nºPEP0003. Inicialmente dentro de um projeto piloto do Inmetro, esta acreditação baseou-se na ILAC G13: 2007 e incluiu diversos ensaios clínicos e de hemoterapia. Nas avaliações periódicas desta acreditação novos segmentos e ensaios são incluídos e a avaliação passa a ser conduzida segundo a ABNT NBR ISO/IEC 17043.

Esta acreditação atesta a competência técnica da Controllab em desenvolver e conduzir ensaios de proficiência conforme requisitos internacionais e a habilita reconhecida em outros países, conforme acordos de reconhecimento mútuo firmados pelo Brasil no Mercosul, Américas e Europa.