SARS-CoV2: mais segurança para cadeia alimentícia com novo ensaio de proficiência

sa

A discussão sobre a contaminação de Covid-19 na importação de alimentos tem motivado países a exigirem testes dos seus fornecedores. Ter a proficiência do ensaio comprovada agrega segurança ao laudo fornecido.

Embora não haja comprovação de que o vírus do SARS-CoV2 possa ser transmitido através da cadeia alimentícia, alguns países vêm aumentando as exigências comprobatórias de medidas sanitárias aplicadas pelas empresas de alimentos. Há países exigindo testes para a entrada de alimentos no seu mercado.

Para auxiliar os laboratórios que atendem às rotinas alimentícias, a Controllab realizará em dezembro a rodada piloto do Ensaio de Proficiência (EP) – ferramenta também conhecida como Controle Externo da Qualidade – para a detecção do genoma do novo coronavírus por métodos moleculares em matrizes simulando carnes, produtos cárneos e outros alimentos.

O Ensaio de Proficiência (EP) é um dos mecanismos de controle da qualidade dos resultados. Todos os ensaios oferecidos pela Controllab seguem os critérios da ISO/IEC 17043 e a acreditação PEP 0003 é a evidência dessas ações. Ao participar do EP, o laboratório poderá evidenciar a exatidão nas análises e a confiabilidade dos resultados emitidos em sua rotina.

Para as empresas de comestíveis, assegurar que os alimentos manipulados em suas instalações não sofreram contágio, ou não serão fonte de contaminação durante processos como corte ou transporte, contribui para a confiança dos seus clientes e proteção de consumidores e trabalhadores. Os laudos laboratoriais são aliados para evidenciar esse cuidado.

Contate a Controllab para participar do EP para a detecção do genoma do novo coronavírus por métodos moleculares para alimentos. Informações pelo e-mail atendimento@controllab.com ou pelos telefones e WhatsApp (21) 97901-0310 e (21) 98036-1592.

Assine nossa newsletter

Receba publicações relevantes sobre laboratório e soluções para 
gestão da qualidade.

ENTRAR

acesso ao sitema

Estamos enfrentando alguns problemas de acesso ao sistema, pedimos a compreensão de todos. Tente novamente em alguns minutos.

AVISO DE COOKIES

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, possibilitando uma navegação mais personalizada, de acordo com as características e o seu interesse.

Para mais informações consulte a nossa Política de Privacidade e Segurança.

PRM 0009

Acreditação Cgcre/Inmetro - Produtor de Material de Referência Certificado

A Controllab é acreditada como Produtor de Material de Referência Certificado (MRC) desde 2016 pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE), do Inmetro, sob o n.º PMR 0009. A avaliação dessa conformidade é realizada conforme os requisitos estabelecidos nas normas ABNT NBR ISO 17034 e Inmetro, garantindo assim a competência para a produção dos MRC, conforme Escopo de Acreditação.

Esta acreditação atesta a competência técnica da Controllab em produzir MRC, conforme requisitos internacionais e a habilita para ser reconhecida em outros países, conforme acordos de reconhecimento mútuo, estreitando as barreiras técnicas entre o Brasil e os outros países dos Continentes.

CAL 0214

Acreditação Cgcre/Inmetro - Laboratório de Calibração

Em dezembro de 2002, o Laboratório de Calibração foi acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Inmetro. Com esse reconhecimento, tornou-se parte integrante da rede brasileira de laboratórios acreditados, sob o nº214. Desde então, é avaliado periodicamente para a manutenção e/ou extensão da acreditação.

O selo do Inmetro atesta competência técnica, credibilidade e capacidade operacional da Controllab para os serviços de calibração, conforme requisitos da ABNT NBR ISO/IEC 17025.

PEP 0003

Acreditação Cgcre/Inmetro - Laboratório de Controle

Em setembro de 2011, a Controllab foi acreditada pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Inmetro como provedor de ensaio de proficiência, sob o nºPEP0003. Inicialmente dentro de um projeto piloto do Inmetro, esta acreditação baseou-se na ILAC G13: 2007 e incluiu diversos ensaios clínicos e de hemoterapia. Nas avaliações periódicas desta acreditação novos segmentos e ensaios são incluídos e a avaliação passa a ser conduzida segundo a ABNT NBR ISO/IEC 17043.

Esta acreditação atesta a competência técnica da Controllab em desenvolver e conduzir ensaios de proficiência conforme requisitos internacionais e a habilita reconhecida em outros países, conforme acordos de reconhecimento mútuo firmados pelo Brasil no Mercosul, Américas e Europa.