Material de Referência para Covid-19 consolida o pioneirismo da Controllab

Material de Referência para Covid-19 consolida o pioneirismo da Controllab

Material

Em mais uma iniciativa inédita, empresa é reconhecida como produtor de Material de Referência com comutatividade comprovada para Covid-19

Desde o início da pandemia de Covid-19, a Controllab disponibilizou o seu know-how como um importante aliado do setor diagnóstico. A empresa foi precursora nos Controles Externos de SARS-CoV2 para assegurar a exatidão analítica dos exames, recebendo o reconhecimento como primeiro provedor acreditado mundialmente para todas as metodologias de detecção do vírus.

Além disso, disponibilizou de forma pioneira os relatórios públicos de avaliação do desempenho que ajudaram fabricantes de kits e laboratórios em decisões sobre os seus sistemas analíticos.

A vanguarda da empresa se consolidou em mais uma iniciativa: A Controllab é o precursor do Material de Referência (MR) para Covid-19 com comutatividade comprovada.

A importância da comutatividade e do MR para Covid-19

A comutatividade é a evidência de que o MR tem o mesmo comportamento da amostra clínica. Ou seja, com as mesmas características, não sofrendo alterações significativas durante o processo de preparo do material.

Labnetwork materia Controllab 112 2
O MR para Covid-19 é destinado aos ensaios de identificação de anticorpos IgG e Total para o SARS-CoV2, podendo ser usado para avaliação dos sistemas de Automação e TLR (Teste Laboratorial Remoto) / POC (Point of Care).

A oferta do MR vem complementar as ferramentas de controle de qualidade, como o Ensaio de Proficiência e Controle Interno, quanto a verificação de eficácia, validação metodológica, implantação e seleção de sistemas analíticos, além da avaliação dos processos.

“O MR para Covid-19 com comutatividade comprovada vai inserir mais confiança nos processos analíticos. O usuário tem na utilização do material uma ferramenta de suma importância para evitar resultados falso positivos ou negativos”, comenta Vinícius Dias, gestor de Ensaios Químicos da Controllab.


Diferencial que atesta competência

Esse pioneirismo é marca da Controllab, que é conhecida pela competência, experiência, confiança e inovação. A empresa é acreditada desde 2016 pela Cgcre do Inmetro como Produtor de Material de Referência (PMR 0009) e aplica a mesma qualidade em toda a sua produção, independentemente do reconhecimento do material.

“Essa iniciativa é consequência de um ambiente inovador estimulado pela diretoria da empresa. O Sr. Márcio Biasoli, fundador da Controllab, lançou o desafio e alicerçou o suporte para a pesquisa e o desenvolvimento necessário ao reconhecimento do material. É uma conquista coletiva que nos enche de orgulho”, complementa Vinícius Dias.

O MR para Covid-19 é liofilizado. Essa característica preserva o material durante o transporte.

Para aplicar o MR para Covid-19 na sua atividade, acesse a página de informações do material.

Assine nossa newsletter

Receba publicações relevantes sobre laboratório e soluções para 
gestão da qualidade.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, possibilitando uma navegação mais personalizada, de acordo com as características e o seu interesse. Para mais informações consulte a nossa Política de Privacidade e Segurança.

PRM 0009

Acreditação Cgcre/Inmetro - Produtor de Material de Referência Certificado

A Controllab é acreditada como Produtor de Material de Referência Certificado (MRC) desde 2016 pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE), do Inmetro, sob o n.º PMR 0009. A avaliação dessa conformidade é realizada conforme os requisitos estabelecidos nas normas ABNT NBR ISO 17034 e Inmetro, garantindo assim a competência para a produção dos MRC, conforme Escopo de Acreditação.

Esta acreditação atesta a competência técnica da Controllab em produzir MRC, conforme requisitos internacionais e a habilita para ser reconhecida em outros países, conforme acordos de reconhecimento mútuo, estreitando as barreiras técnicas entre o Brasil e os outros países dos Continentes.

A Cgcre é signatária dos Acordos de Reconhecimento Mútuo da International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC) e da Interamerican Accreditation Cooperation (IAAC)

CAL 0214

Acreditação Cgcre/Inmetro - Laboratório de Calibração

Em dezembro de 2002, o Laboratório de Calibração foi acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Inmetro. Com esse reconhecimento, tornou-se parte integrante da rede brasileira de laboratórios acreditados, sob o nº214. Desde então, é avaliado periodicamente para a manutenção e/ou extensão da acreditação.

O selo do Inmetro atesta competência técnica, credibilidade e capacidade operacional da Controllab para os serviços de calibração, conforme requisitos da ABNT NBR ISO/IEC 17025.

A Cgcre é signatária dos Acordos de Reconhecimento Mútuo da International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC) e da Interamerican Accreditation Cooperation (IAAC)

PEP 0003

Acreditação Cgcre/Inmetro - Provedor de Ensaio de Proficiência

Em setembro de 2011, a Controllab foi acreditada pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Inmetro como provedor de ensaio de proficiência, sob o nºPEP0003. Inicialmente dentro de um projeto piloto do Inmetro, esta acreditação baseou-se na ILAC G13: 2007 e incluiu diversos ensaios clínicos e de hemoterapia. Nas avaliações periódicas desta acreditação novos segmentos e ensaios são incluídos e a avaliação passa a ser conduzida segundo a ABNT NBR ISO/IEC 17043.

Esta acreditação atesta a competência técnica da Controllab em desenvolver e conduzir ensaios de proficiência conforme requisitos internacionais e a habilita reconhecida em outros países, conforme acordos de reconhecimento mútuo firmados pelo Brasil no Mercosul, Américas e Europa.

A Cgcre é signatária dos Acordos de Reconhecimento Mútuo da International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC) e da Interamerican Accreditation Cooperation (IAAC)