Material de Referência Certificado (MRC): benefícios para a rotina analítica

mat

A Controllab é acreditada pela Cgcre do Inmetro e oferece Material de Referência Certificado de acordo com os critérios aceitos internacionalmente e estabelecidos pela norma ABNT NBR ISO 17034.

Material de Referência Certificado (MRC) é o principal padrão de qualidade dentro da rotina analítica de um laboratório. Com ele é possível verificar a exatidão das medições e garantir a confiabilidade dos resultados.

O MRC tem múltiplas utilidades dentro do laboratório. Entre elas, estão a verificação de desempenho, o controle de qualidade de medições, a validação de métodos analíticos, a calibração e checagens de equipamentos e a rastreabilidade metrológica.

Na prática, o Material de Referência Certificado auxilia o procedimento analítico na obtenção do valor da amostra (quantitativo) e/ou da identidade (qualitativo), sendo capaz de conferir mais precisão, exatidão e rastreabilidade a um processo analítico, viabilizando medições e identificações mais confiáveis. Quanto mais o laboratório conhece e tem confiabilidade no seu processo, maiores são as suas chances de crescimento.

O MRC também é uma excelente ferramenta para treinamento de equipe e para validação de novas metodologias ou equipamentos no laboratório. Nos casos de troca de equipamentos, o material é fundamental para comparação do desempenho entre o equipamento anterior e atual. Inclusive, fabricantes de instrumentos também o utilizam para confirmar a capacidade e amplitude de um instrumento.

O certificado que acompanha o MRC permite um conhecimento detalhado sobre o material. Isso porque ele atende a diferentes requisitos técnicos para ser definido. Essa análise minuciosa faz com que o usuário conheça as limitações do material em todas as situações: transporte, armazenamento, variação de estoque, processo de obtenção do valor, entre outras. Todas as etapas do MRC quantificam as variações e, por fim, possibilitam a declaração da incerteza do material.

Controllab é acreditada desde 2016 pela Cgcre do Inmetro como Produtor de Material de Referência (PMR 0009) e fornece MRCs em conformidade com critérios aceitos internacionalmente e estabelecidos na norma ABNT NBR ISO 17034. As propriedades química e física foram as primeiras atendidas pelo provedor por meio dos materiais: Potencial Redox, Solução de Condutividade Eletrolítica, Solução Multiparâmetros Eletroquímicos, Solução Tampão para pH, Índice de Refração e Turbidez.

Em agosto, a Controllab ampliou seu escopo e obteve o reconhecimento para produção das propriedades clínicas e biológica com a disponibilização das Cepas de Referência Qualitativa. São oferecidas mais de 60 cepas que auxiliam os laboratórios nas rotinas analíticas.

Confira os MRCs oferecidos. Para mais informações, entre contato pelo e-mail contato@controllab.com ou pelos telefones e WhatsApp (21) 97901-0310 e (21) 98036-1592.

Assine nossa newsletter

Receba publicações relevantes sobre laboratório e soluções para 
gestão da qualidade.

ENTRAR
AVISO DE COOKIES

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, possibilitando uma navegação mais personalizada, de acordo com as características e o seu interesse.

Para mais informações consulte a nossa Política de Privacidade e Segurança.

PRM 0009

Acreditação Cgcre/Inmetro - Produtor de Material de Referência Certificado

A Controllab é acreditada como Produtor de Material de Referência Certificado (MRC) desde 2016 pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE), do Inmetro, sob o n.º PMR 0009. A avaliação dessa conformidade é realizada conforme os requisitos estabelecidos nas normas ABNT NBR ISO 17034 e Inmetro, garantindo assim a competência para a produção dos MRC, conforme Escopo de Acreditação.

Esta acreditação atesta a competência técnica da Controllab em produzir MRC, conforme requisitos internacionais e a habilita para ser reconhecida em outros países, conforme acordos de reconhecimento mútuo, estreitando as barreiras técnicas entre o Brasil e os outros países dos Continentes.

CAL 0214

Acreditação Cgcre/Inmetro - Laboratório de Calibração

Em dezembro de 2002, o Laboratório de Calibração foi acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Inmetro. Com esse reconhecimento, tornou-se parte integrante da rede brasileira de laboratórios acreditados, sob o nº214. Desde então, é avaliado periodicamente para a manutenção e/ou extensão da acreditação.

O selo do Inmetro atesta competência técnica, credibilidade e capacidade operacional da Controllab para os serviços de calibração, conforme requisitos da ABNT NBR ISO/IEC 17025.

PEP 0003

Acreditação Cgcre/Inmetro - Laboratório de Controle

Em setembro de 2011, a Controllab foi acreditada pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Inmetro como provedor de ensaio de proficiência, sob o nºPEP0003. Inicialmente dentro de um projeto piloto do Inmetro, esta acreditação baseou-se na ILAC G13: 2007 e incluiu diversos ensaios clínicos e de hemoterapia. Nas avaliações periódicas desta acreditação novos segmentos e ensaios são incluídos e a avaliação passa a ser conduzida segundo a ABNT NBR ISO/IEC 17043.

Esta acreditação atesta a competência técnica da Controllab em desenvolver e conduzir ensaios de proficiência conforme requisitos internacionais e a habilita reconhecida em outros países, conforme acordos de reconhecimento mútuo firmados pelo Brasil no Mercosul, Américas e Europa.