LumiraDX: mais qualidade, segurança e desempenho com o Programa Fornecedor Colaborador da Controllab

Multinacional inglesa, com foco no segmento de Point of Care Testing, destaca busca por melhorias no processo ao incluir seus testes laboratoriais remotos nessa parceria.

A demanda crescente por equipamentos e produtos inseridos em programas de qualidade levou a LumiraDX a também participar do Programa Fornecedor Colaborador da Controllab. Trata-se de uma parceria contínua, pela qual o fornecedor disponibiliza seus sistemas para que a Controllab monitore o desempenho a cada rotina no Controle Interno (CI) e verifique periodicamente a exatidão dos resultados usando o Ensaio de Proficiência (EP ou controle externo).

“Desta maneira, asseguramos aos nossos clientes, a qualidade, a precisão e a segurança ao utilizar os nossos produtos”, avalia Camila Dias, gerente de produtos da LumiraDX, que espera fidelizar os clientes já existentes e atrair novos que priorizam qualidade fazendo uso de controle externo e interno.”, afirma Camila.

Fazem parte do programa os Testes Laboratoriais Remotos da linha Lumiratek (Urinálise, Anti- HCV, Anti – HIV, Dengue NS1 e IgG/IgM, HbA1c, HBsAg, Hemoglobina (Seleção de doadores), Sangue oculto nas fezes, Sífilis, Sífilis/HIV e Troponina I.

A Controllab verifica com o sistema analítico do fornecedor, no caso, os kits da LumiraDX, os materiais de Ensaio de Proficiência (EP), programa que permite a comparação interlaboratorial. Ao participar do EP da Controllab, por sua vez, o laboratório que é cliente da LumiraDX verifica periodicamente a exatidão dos resultados para os exames realizados com o sistema analítico desse fornecedor, avaliando seu desempenho frente aos resultados esperados nas amostras controles.

No caso do CI, o fornecedor disponibiliza seus produtos para a Controllab realizar a sequência de análises repetidas para valoração do controle interno. Assim, os valores de referência para o material do fornecedor passam a fazer parte da bula dos programas de controle interno da Controllab.

É isso que permite a integração entre o fornecedor, o laboratório cliente e a Controllab. Jessica Gomes, supervisora de Serviços da Controllab, lembra que as análises e valorações no sistema do fornecedor são realizadas a cada novo material de controle produzido pela Controllab, seja para uso no controle externo ou no controle interno. “A dinâmica do programa favorece a troca de informações”, destaca a supervisora da Controllab.

Os controles de qualidade externo e interno permitem monitorar os processos frente às diferentes variáveis que podem interferir na rotina analítica e promovem a confiabilidade nos resultados dos exames.

A LumiraDx é uma empresa com sede em Bristol – UK, que desenvolve plataformas e tecnologias voltadas aos diagnósticos no segmento de Point of Care Testing (POCT, ou Testes Laboratoriais Remotos), Testes Rápidos e Self- Testing.

Além de ter parcerias O&M para soluções nas áreas de Gases, eletrólitos e metabólitos, Bioquímica, Hematologia, Urinálise, Perfil lipídico, Hemoglobina glicada, Marcadores Cardíacos.

“Participar como Fornecedor colaborador nos permite a busca por melhorias no processo e desenvolvimento de nossos produtos, enfatizando a importância em ter qualidade e responsabilidade ao servir o mercado de diagnóstico”, finaliza a gerente de Produto da LumiraDX.

A Controllab possui os reconhecimentos ISO 9001, 17025, 17034 e 17043. O amplo portfólio para Controle de Qualidade – mais de 2.500 ensaios, proporciona uma capacidade única de atender às necessidades do setor diagnóstico.

Informações sobre como participar dos Programas de Controle de Qualidade podem ser obtidas diretamente com a Controllab: contato@controllab.com ou + 55 21 3891-9900.

Assine nossa newsletter

Receba publicações relevantes sobre laboratório e soluções para 
gestão da qualidade.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, possibilitando uma navegação mais personalizada, de acordo com as características e o seu interesse. Para mais informações consulte a nossa Política de Privacidade e Segurança.

PRM 0009

Acreditação Cgcre/Inmetro - Produtor de Material de Referência Certificado

A Controllab é acreditada como Produtor de Material de Referência Certificado (MRC) desde 2016 pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE), do Inmetro, sob o n.º PMR 0009. A avaliação dessa conformidade é realizada conforme os requisitos estabelecidos nas normas ABNT NBR ISO 17034 e Inmetro, garantindo assim a competência para a produção dos MRC, conforme Escopo de Acreditação.

Esta acreditação atesta a competência técnica da Controllab em produzir MRC, conforme requisitos internacionais e a habilita para ser reconhecida em outros países, conforme acordos de reconhecimento mútuo, estreitando as barreiras técnicas entre o Brasil e os outros países dos Continentes.

A Cgcre é signatária dos Acordos de Reconhecimento Mútuo da International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC) e da Interamerican Accreditation Cooperation (IAAC)

CAL 0214

Acreditação Cgcre/Inmetro - Laboratório de Calibração

Em dezembro de 2002, o Laboratório de Calibração foi acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Inmetro. Com esse reconhecimento, tornou-se parte integrante da rede brasileira de laboratórios acreditados, sob o nº214. Desde então, é avaliado periodicamente para a manutenção e/ou extensão da acreditação.

O selo do Inmetro atesta competência técnica, credibilidade e capacidade operacional da Controllab para os serviços de calibração, conforme requisitos da ABNT NBR ISO/IEC 17025.

A Cgcre é signatária dos Acordos de Reconhecimento Mútuo da International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC) e da Interamerican Accreditation Cooperation (IAAC)

PEP 0003

Acreditação Cgcre/Inmetro - Provedor de Ensaio de Proficiência

Em setembro de 2011, a Controllab foi acreditada pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Inmetro como provedor de ensaio de proficiência, sob o nºPEP0003. Inicialmente dentro de um projeto piloto do Inmetro, esta acreditação baseou-se na ILAC G13: 2007 e incluiu diversos ensaios clínicos e de hemoterapia. Nas avaliações periódicas desta acreditação novos segmentos e ensaios são incluídos e a avaliação passa a ser conduzida segundo a ABNT NBR ISO/IEC 17043.

Esta acreditação atesta a competência técnica da Controllab em desenvolver e conduzir ensaios de proficiência conforme requisitos internacionais e a habilita reconhecida em outros países, conforme acordos de reconhecimento mútuo firmados pelo Brasil no Mercosul, Américas e Europa.

A Cgcre é signatária dos Acordos de Reconhecimento Mútuo da International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC) e da Interamerican Accreditation Cooperation (IAAC)