Laboratórios veterinários possuem diretrizes específicas para o controle de qualidade

Laborato

A Resolução CFMV nº 1374/20 contém os critérios para exames laboratoriais e emissão de laudos para o diagnóstico animal, essenciais ao exercício da Medicina Veterinária

Desde dezembro do ano passado, a realização de exames laboratoriais veterinários conta com uma nova resolução. O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) aprovou a Resolução CFMV nº 1374, publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 2 de dezembro de 2020.

A norma tem diretrizes específicas para o diagnóstico animal, contando com instruções que preenche uma lacuna na área, mais precisamente em exames laboratoriais. Antes, o segmento guiava-se pela Resolução (RDC) nº 302/2005, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que define apenas as orientações dos estabelecimentos que prestam serviços para humanos.

O setor veterinário e seus profissionais ansiavam por orientações mais singulares para a sua atuação. Para atender esses anseios, foi criado um Grupo de Trabalho (GT) que, após um ano e meio de reuniões, pesquisas de literatura científica vigente em Medicina Veterinária laboratorial e consultas públicas aos CRMVs e órgãos reguladores (Mapa e Anvisa) propôs a resolução.

“Esta resolução responde ao anseio do setor e dos profissionais que aguardavam uma orientação. Ela traz definições importantes para a área laboratorial, como a obrigatoriedade de um responsável técnico médico veterinário, normas para requisição de exames e emissão de laudos, estrutura comum e específica e o controle de qualidade”, explica o Dr. Daniel de Araújo Viana, que presidiu o GT. Dr. Daniel acumula uma trajetória acadêmica voltada a medicina veterinária, é membro das principais instituições que representam a classe e atual Diretor Técnico-Científico da PATHOVET – Anatomia Patológica e Patologia Clínica Veterinária.

No próximo mês finda o prazo para os laboratórios veterinários se adequarem as exigências da resolução, entre elas, o Controle de Qualidade. Os laboratórios e suas filiais devem assegurar a confiabilidade dos serviços laboratoriais prestados, por meio do controle externo e interno de qualidade. Estendendo também aos postos de coleta e demais estabelecimentos que realizam exames de suporte ao diagnóstico clínico de animais, como consultórios, clínicas, ambulatórios e hospitais veterinários.

“A Resolução CFMV nº 1374/20 trouxe a obrigatoriedade do controle de qualidade em laboratórios veterinários. O advento da automação nos laboratórios de análises clínicas veterinárias causou a necessidade de implementação de um sistema de controle de qualidade, para avaliar os resultados dos exames laboratoriais, garantindo que as atividades ocorram conforme o planejado”, afirma o Doutor.

A resolução traz um importante benefício para a saúde veterinária ao regularizar o uso do controle de qualidade. Isso porque, ao adotar adequadamente o controle de qualidade na rotina laboratorial, os prestadores de serviço garantem o mesmo bom nível de qualidade a todos os clientes.

Para auxiliar os laboratórios veterinários neste cenário, a Controllab dispõe de um amplo portfólio de Ensaio de Proficiência (também conhecido como Controle Externo), Controle Interno, Calibração de Instrumentos e outras soluções para garantir a qualidade e assertividade dos resultados laboratoriais.

Desde 2005 são disponibilizados diversos controles veterinários com matrizes dedicadas às principais espécies contempladas nas análises (bovino, canino, equino, felino/gato, etc.). Essa especificidade dos materiais associada ao correto uso dos controles, auxilia as rotinas laboratoriais para assegurar que os resultados dos laudos demonstrem veridicamente o estado clínico do animal.

A Controllab é o maior provedor de controle de qualidade do Brasil e da América Latina, tendo a sua competência técnica certificada pelos reconhecimentos ISO 9001, 17025, 17034 e 17043, Habilitação Anvisa/ Reblas, BPF e tem o apoio da Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária (SBMV).

Para saber mais sobre o controle de qualidade veterinário, acesse os programas em nosso site, contate-nos pelo e-mail contato@controllab.com ou pelo telefone (21) 3891 9900 e WhatsApp (21) 98036-1592.

Assine nossa newsletter

Receba publicações relevantes sobre laboratório e soluções para 
gestão da qualidade.

ENTRAR
AVISO DE COOKIES

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, possibilitando uma navegação mais personalizada, de acordo com as características e o seu interesse.

Para mais informações consulte a nossa Política de Privacidade e Segurança.

PRM 0009

Acreditação Cgcre/Inmetro - Produtor de Material de Referência Certificado

A Controllab é acreditada como Produtor de Material de Referência Certificado (MRC) desde 2016 pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE), do Inmetro, sob o n.º PMR 0009. A avaliação dessa conformidade é realizada conforme os requisitos estabelecidos nas normas ABNT NBR ISO 17034 e Inmetro, garantindo assim a competência para a produção dos MRC, conforme Escopo de Acreditação.

Esta acreditação atesta a competência técnica da Controllab em produzir MRC, conforme requisitos internacionais e a habilita para ser reconhecida em outros países, conforme acordos de reconhecimento mútuo, estreitando as barreiras técnicas entre o Brasil e os outros países dos Continentes.

CAL 0214

Acreditação Cgcre/Inmetro - Laboratório de Calibração

Em dezembro de 2002, o Laboratório de Calibração foi acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Inmetro. Com esse reconhecimento, tornou-se parte integrante da rede brasileira de laboratórios acreditados, sob o nº214. Desde então, é avaliado periodicamente para a manutenção e/ou extensão da acreditação.

O selo do Inmetro atesta competência técnica, credibilidade e capacidade operacional da Controllab para os serviços de calibração, conforme requisitos da ABNT NBR ISO/IEC 17025.

PEP 0003

Acreditação Cgcre/Inmetro - Laboratório de Controle

Em setembro de 2011, a Controllab foi acreditada pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Inmetro como provedor de ensaio de proficiência, sob o nºPEP0003. Inicialmente dentro de um projeto piloto do Inmetro, esta acreditação baseou-se na ILAC G13: 2007 e incluiu diversos ensaios clínicos e de hemoterapia. Nas avaliações periódicas desta acreditação novos segmentos e ensaios são incluídos e a avaliação passa a ser conduzida segundo a ABNT NBR ISO/IEC 17043.

Esta acreditação atesta a competência técnica da Controllab em desenvolver e conduzir ensaios de proficiência conforme requisitos internacionais e a habilita reconhecida em outros países, conforme acordos de reconhecimento mútuo firmados pelo Brasil no Mercosul, Américas e Europa.