Inscrições abertas para curso de Benchmarking e Indicadores Laboratoriais no 1º Congresso Virtual da SBPC/ML

Curso abordará como a solução colabora para medir e comparar a performance do laboratório com o desempenho do mercado.

Será realizado entre os dias 25 de setembro e 2 de outubro o 1° Congresso Virtual a Sociedade Brasileira De Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML). Com o objetivo de se aprofundar nos desafios do laboratório clínico frente à pandemia do novo Coronavírus, serão discutidos temas importantes para os profissionais da área de diagnósticos.

Um destes assuntos relevantes é o Benchmarking e Indicadores Laboratoriais. No curso pré-congresso “Programa de Benchmarking e Indicadores Laboratoriais: a contribuição deste programa no período de pandemia”, os palestrantes Larissa Cristine M. Welter, Luiza Bottino e Maria Elizabete Mendes serão mediados por Wilson Shcolnik – que também dissertará no encontro. Eles desdobrarão o conteúdo em valiosas questões.

Um dos pontos de destaque é a discussão sobre os indicadores impactados e o acompanhamento mercadológico ao longo dos meses. Eles são fonte de orientação às decisões e planejamento nesse período desafiante da Covid-19.

Diante da necessidade de um posicionamento estratégico que dê conta de atingir as demandas e expectativas dos clientes, além de alcançar a melhoria dos processos e a sustentabilidade do laboratório, o Benchmarking e os indicadores são soluções que colaboram para medir e comparar a performance do negócio com o desempenho do mercado.

Os indicadores trazem diversos benefícios para a gestão laboratorial. Segundo a Supervisora de Serviços da Controllab, Luiza Bottino, o mercado de medicina diagnóstica está mais acirrado e impulsionando os laboratórios para que tenham cada vez mais qualidade. Por isso, transformar um dado em uma grande vantagem competitiva fará a diferença nos resultados da organização.

“É essencial que os gestores dos laboratórios conheçam muito bem seus processos para tomarem decisões assertivas baseadas em dados concretos e confiáveis. Neste período da pandemia de Covid-19, em que o mercado tem passado por um turbilhão de situações que afetam todos os processos do laboratório, cada vez mais o gestor precisará se reinventar para garantir a sobrevivência e lucratividade”, conta.

De acordo com a especialista, mais do que nunca é preciso conhecer e monitorar a rotina para saber os caminhos exatos para a retomada do crescimento. “As pessoas que participarem do curso vão sair muito mais capacitadas para conseguirem fazer uma análise crítica dos processos. Irão entender que não adianta monitorar apenas internamente a rotina sem olhar ao redor. É preciso entender o mercado e o quão competitivo você está dentro dele”, diz.

Dividido em cinco blocos, o curso será realizado no dia 26 de setembro (sábado), a partir das 10h, na sala 07. Confira o conteúdo:

 

10h às 10h30 Benchmarking, apresentação do programa PBIL (SBPC/ML - Controllab) dados de indicadores com impacto da pandemia - Luiza Bottino
10h30 às 11h Discussão de dados publicados recentemente sobre o tema e apresentação do site de validação de kits Covid criado em parceria com as sociedades científicas - Dr. Wilson Shcolnik
11h às 11h30 Indicadores de maior impacto na pandemia, análise crítica do laboratório e ações, visão do laboratório público - Dra. Maria Elizabete Mendes
11h30 às 12h Indicadores de maior impacto na pandemia, análise crítica do laboratório e ações, visão do laboratório privado - Dra. Larissa Cristine M. Welter
12h às 12h30 Discussão

O Congresso Virtual é uma oportunidade para os profissionais que não conseguem participar do evento presencial. As inscrições para o curso estão abertas até dia 15 de setembro e podem ser feitas no site, onde também é possível conferir toda programação. Participe!

Assine nossa newsletter

Receba publicações relevantes sobre laboratório e soluções para 
gestão da qualidade.

ENTRAR

acesso ao sitema

Estamos enfrentando alguns problemas de acesso ao sistema, pedimos a compreensão de todos. Tente novamente em alguns minutos.

AVISO DE COOKIES

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, possibilitando uma navegação mais personalizada, de acordo com as características e o seu interesse.

Para mais informações consulte a nossa Política de Privacidade e Segurança.

PRM 0009

Acreditação Cgcre/Inmetro - Produtor de Material de Referência Certificado

A Controllab é acreditada como Produtor de Material de Referência Certificado (MRC) desde 2016 pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE), do Inmetro, sob o n.º PMR 0009. A avaliação dessa conformidade é realizada conforme os requisitos estabelecidos nas normas ABNT NBR ISO 17034 e Inmetro, garantindo assim a competência para a produção dos MRC, conforme Escopo de Acreditação.

Esta acreditação atesta a competência técnica da Controllab em produzir MRC, conforme requisitos internacionais e a habilita para ser reconhecida em outros países, conforme acordos de reconhecimento mútuo, estreitando as barreiras técnicas entre o Brasil e os outros países dos Continentes.

CAL 0214

Acreditação Cgcre/Inmetro - Laboratório de Calibração

Em dezembro de 2002, o Laboratório de Calibração foi acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Inmetro. Com esse reconhecimento, tornou-se parte integrante da rede brasileira de laboratórios acreditados, sob o nº214. Desde então, é avaliado periodicamente para a manutenção e/ou extensão da acreditação.

O selo do Inmetro atesta competência técnica, credibilidade e capacidade operacional da Controllab para os serviços de calibração, conforme requisitos da ABNT NBR ISO/IEC 17025.

PEP 0003

Acreditação Cgcre/Inmetro - Laboratório de Controle

Em setembro de 2011, a Controllab foi acreditada pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Inmetro como provedor de ensaio de proficiência, sob o nºPEP0003. Inicialmente dentro de um projeto piloto do Inmetro, esta acreditação baseou-se na ILAC G13: 2007 e incluiu diversos ensaios clínicos e de hemoterapia. Nas avaliações periódicas desta acreditação novos segmentos e ensaios são incluídos e a avaliação passa a ser conduzida segundo a ABNT NBR ISO/IEC 17043.

Esta acreditação atesta a competência técnica da Controllab em desenvolver e conduzir ensaios de proficiência conforme requisitos internacionais e a habilita reconhecida em outros países, conforme acordos de reconhecimento mútuo firmados pelo Brasil no Mercosul, Américas e Europa.