Foco Vet integra parceria como Fornecedor Colaborador da Controllab

Foco Vet

A distribuidora de equipamentos uniu-se ao provedor de controle de qualidade para evidenciar e assegurar a qualidade do “BC 30 vet”, um analisador hematológico de quatro partes altamente tecnológico

A participação da Foco Vet – empresa especializada nas melhores soluções em equipamentos para diagnóstico veterinário – no Programa Fornecedor Colaborador da Controllab, evidencia o compromisso do distribuidor com a qualidade dos produtos oferecidos. Consequentemente, há mais confiabilidade para os laboratórios que procuram verificação de qualidade e atendimento a Resolução CFMV nº 1374.

A norma entrou em vigor em dezembro de 2020 e tem diretrizes específicas para o diagnóstico animal. Ela prevê que o médico-veterinário responsável técnico deve garantir a qualidade do exame realizado, seja ele efetuado em consultório, clínica ou laboratório.

Entre as diretrizes, a resolução determina que, por meio do controle de qualidade, os laboratórios e suas filiais devem assegurar a confiabilidade dos serviços contemplando para os ensaios: forma de controle e frequência de utilização, limites e critérios de aceitabilidade para esses resultados, além da avaliação e registro deles.

Auxiliar os laboratórios a cumprir com eficiência esse requisito da norma é um dos frutos da parceria entre a distribuidora e a Controllab – a maior empresa brasileira de controle de qualidade laboratorial.

A Foco Vet trabalha com os equipamentos BC 2800 vet, BC 5000 vet e BC 30 vet (novidade). Todos são contemplados no programa de controle de qualidade da Controllab e, sempre que há formação de grupo dos usuários desses sistemas, o provedor disponibiliza valores de referência para os controles.

Ao incluir o BC 30 vet na parceria Fornecedor Colaborador, os valores de referência do equipamento são assegurados, sem depender de uma formação mínima de resultados dos laboratórios que utilizam o sistema.

Essa parceria é contínua, a cada novo material de controle produzido, seja para uso no controle externo ou no controle interno, são realizadas as análises e valorações no equipamento do fornecedor para as matrizes canina, equina e felina (gato). Ou seja, os valores de referência para esse sistema passam a fazer parte da bula dos programas de controle interno da Controllab, permanentemente.

A cooperação permite ainda mais integração entre o fornecedor, o laboratório cliente e a Controllab, pois a dinâmica do Programa Fornecedor Colaborador, favorece a troca de informações.

“Aplicar as ferramentas de qualidade na rotina analítica é fundamental para promover laudos mais precisos e, consequentemente, atender à exigência legal”, explica Claudio Bastos, supervisor de Serviços da Controllab.

O Ensaio de Proficiência ou Controle Externo verifica periodicamente a exatidão dos resultados e o Controle Interno monitora o desempenho analítico dos sistemas a cada rotina.

Último lançamento da Mindray para hematologia veterinária, o BC 30 vet é um analisador hematológico de quatro partes altamente tecnológico. Ele tem canais de contagem separados para 13 espécies e mais 20 possibilidades de programação de acordo com as necessidades do cliente. Prático e econômico, ele utiliza apenas dois reagentes de trabalho e tem uma das manutenções mais simples e eficientes do mercado.

“Nossos equipamentos levam tecnologia com eficiência e simplicidade aos laboratórios veterinários, ao garantir os valores de referência no controle de qualidade, levamos também mais segurança e prevenção para as rotinas analíticas”, comenta Hércules Mousinho, gerente de Marketing da Foco Vet.

Para saber mais sobre o BC 30 vet acesse focovet.com.br e para obter informações dos programas de qualidade da Controllab, acesse controllab.com.

Assine nossa newsletter

Receba publicações relevantes sobre laboratório e soluções para 
gestão da qualidade.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, possibilitando uma navegação mais personalizada, de acordo com as características e o seu interesse. Para mais informações consulte a nossa Política de Privacidade e Segurança.

PRM 0009

Acreditação Cgcre/Inmetro - Produtor de Material de Referência Certificado

A Controllab é acreditada como Produtor de Material de Referência Certificado (MRC) desde 2016 pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE), do Inmetro, sob o n.º PMR 0009. A avaliação dessa conformidade é realizada conforme os requisitos estabelecidos nas normas ABNT NBR ISO 17034 e Inmetro, garantindo assim a competência para a produção dos MRC, conforme Escopo de Acreditação.

Esta acreditação atesta a competência técnica da Controllab em produzir MRC, conforme requisitos internacionais e a habilita para ser reconhecida em outros países, conforme acordos de reconhecimento mútuo, estreitando as barreiras técnicas entre o Brasil e os outros países dos Continentes.

A Cgcre é signatária dos Acordos de Reconhecimento Mútuo da International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC) e da Interamerican Accreditation Cooperation (IAAC)

CAL 0214

Acreditação Cgcre/Inmetro - Laboratório de Calibração

Em dezembro de 2002, o Laboratório de Calibração foi acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Inmetro. Com esse reconhecimento, tornou-se parte integrante da rede brasileira de laboratórios acreditados, sob o nº214. Desde então, é avaliado periodicamente para a manutenção e/ou extensão da acreditação.

O selo do Inmetro atesta competência técnica, credibilidade e capacidade operacional da Controllab para os serviços de calibração, conforme requisitos da ABNT NBR ISO/IEC 17025.

A Cgcre é signatária dos Acordos de Reconhecimento Mútuo da International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC) e da Interamerican Accreditation Cooperation (IAAC)

PEP 0003

Acreditação Cgcre/Inmetro - Provedor de Ensaio de Proficiência

Em setembro de 2011, a Controllab foi acreditada pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Inmetro como provedor de ensaio de proficiência, sob o nºPEP0003. Inicialmente dentro de um projeto piloto do Inmetro, esta acreditação baseou-se na ILAC G13: 2007 e incluiu diversos ensaios clínicos e de hemoterapia. Nas avaliações periódicas desta acreditação novos segmentos e ensaios são incluídos e a avaliação passa a ser conduzida segundo a ABNT NBR ISO/IEC 17043.

Esta acreditação atesta a competência técnica da Controllab em desenvolver e conduzir ensaios de proficiência conforme requisitos internacionais e a habilita reconhecida em outros países, conforme acordos de reconhecimento mútuo firmados pelo Brasil no Mercosul, Américas e Europa.

A Cgcre é signatária dos Acordos de Reconhecimento Mútuo da International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC) e da Interamerican Accreditation Cooperation (IAAC)