Recomendações da SBPC/ML para realização de exame de urina

Recomendações da SBPC/ML para realização de exame de urina

SBPC/ML – 2017

Pode parecer muito estranho que, em uma época em que os laboratórios clínicos incluem em suas rotinas exames tão complexos quanto os realizados por citometria de fluxo, espectrometria de massas, biologia molecular, mapeamento cromossômico, entre tantos outros, a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) resolva investir na elaboração de um livro que pretende estabelecer diretrizes para a realização de exames em urina. Ao observador menos atento ou menos familiarizado com as questões laboratoriais, exames realizados em urina já deveriam ser de amplo conhecimento daqueles que trabalham na área e seria desnecessária qualquer iniciativa ou esforço para divulgá-los. A realidade, no entanto, é diferente. Uma análise isenta evidenciou que muitos dos exames realizados em urina carecem de padronização, de sólido conhecimento técnico, de homogeneidade na interpretação de suas potencialidades e limitações. A era na qual estamos vivendo, de globalização, mobilidade e amplo acesso às informações, torna a consistência e a harmonização de conhecimentos e de procedimentos valores indispensáveis para o estabelecimento de confiabilidade e segurança para os profissionais, pacientes e instituições. Por essa razão, justifica-se a iniciativa da SBPC/ML e de alguns de seus parceiros em patrocinar esta obra.

Esta publicação é voltada tanto para os profissionais que precisam solicitar exames e interpretar os resultados quanto para os diferentes profissionais envolvidos no atendimento ao paciente, na coleta de material e na sua realização técnica. Dessa forma, foram escolhidos tópicos que abrangem exames corriqueiros, como o exame de urina de rotina, e exames menos comuns, com indicações e interpretações mais específicas, por exemplo, o diagnóstico de doenças metabólicas. Adicionalmente, foram incluídos exames que permitem a avaliação das diversas funções renais e procedimentos das áreas de microbiologia e toxicologia.

Veja também

Assine nossa newsletter

Receba publicações relevantes sobre laboratório e soluções para 
gestão da qualidade.

ENTRAR

Você está quase lá

Antes de realizar o download do livro, por favor informe seu e-mail.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, possibilitando uma navegação mais personalizada, de acordo com as características e o seu interesse. Para mais informações consulte a nossa Política de Privacidade e Segurança.

PRM 0009

Acreditação Cgcre/Inmetro - Produtor de Material de Referência Certificado

A Controllab é acreditada como Produtor de Material de Referência Certificado (MRC) desde 2016 pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE), do Inmetro, sob o n.º PMR 0009. A avaliação dessa conformidade é realizada conforme os requisitos estabelecidos nas normas ABNT NBR ISO 17034 e Inmetro, garantindo assim a competência para a produção dos MRC, conforme Escopo de Acreditação.

Esta acreditação atesta a competência técnica da Controllab em produzir MRC, conforme requisitos internacionais e a habilita para ser reconhecida em outros países, conforme acordos de reconhecimento mútuo, estreitando as barreiras técnicas entre o Brasil e os outros países dos Continentes.

CAL 0214

Acreditação Cgcre/Inmetro - Laboratório de Calibração

Em dezembro de 2002, o Laboratório de Calibração foi acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Inmetro. Com esse reconhecimento, tornou-se parte integrante da rede brasileira de laboratórios acreditados, sob o nº214. Desde então, é avaliado periodicamente para a manutenção e/ou extensão da acreditação.

O selo do Inmetro atesta competência técnica, credibilidade e capacidade operacional da Controllab para os serviços de calibração, conforme requisitos da ABNT NBR ISO/IEC 17025.

A Cgcre é signatária dos Acordos de Reconhecimento Mútuo da International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC) e da Interamerican Accreditation Cooperation (IAAC)

PEP 0003

Acreditação Cgcre/Inmetro - Laboratório de Controle

Em setembro de 2011, a Controllab foi acreditada pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Inmetro como provedor de ensaio de proficiência, sob o nºPEP0003. Inicialmente dentro de um projeto piloto do Inmetro, esta acreditação baseou-se na ILAC G13: 2007 e incluiu diversos ensaios clínicos e de hemoterapia. Nas avaliações periódicas desta acreditação novos segmentos e ensaios são incluídos e a avaliação passa a ser conduzida segundo a ABNT NBR ISO/IEC 17043.

Esta acreditação atesta a competência técnica da Controllab em desenvolver e conduzir ensaios de proficiência conforme requisitos internacionais e a habilita reconhecida em outros países, conforme acordos de reconhecimento mútuo firmados pelo Brasil no Mercosul, Américas e Europa.

A Cgcre é signatária dos Acordos de Reconhecimento Mútuo da International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC) e da Interamerican Accreditation Cooperation (IAAC)