Análise de Erro Sistemático Obtido para Imunoglobulinas em Ensaio de Proficiência Frente a Critérios Definidos por Variação Biológica
- Ensaio de Proficiência
O Ensaio de Proficiência (EP) tem o propósito de determinar o desempenho de laboratórios na realização de ensaio, por comparação interlaboratorial. O EP auxilia na identificação dos tipos de erros cometidos pelo laboratório (aleatório / e ou sistemático).
A partir do EP pode-se ainda estimar os erros sistemáticos dos laboratórios, desde que se realize a análise de pelo menos dois itens distintos para uma mesma determinação. Tendo como base uma boa estimativa do valor alvo, que pode ser a medida de tendência central dos resultados dos participantes obtida a partir de tratamento estatístico robusto, pode-se estimar o erro total relativo – individual para cada resultado – e o erro sistemático – média dos erros totais relativos.
Como critério de aceitação pode-se usar as especificações para a qualidade com base na variação biológica intra e inter-indivíduo. A partir destas especificações pode-se determinar o erro analítico aceitável, o que inclui o erro aleatório, o erro sistemático e o erro total.
O erro total estipulado por variação biológica tem sido largamente usado em EP como critério de avaliação de resultados individuais. Contudo, a estimação do erro sistemático por Ensaio de Proficiência e a sua comparação ao erro sistemático estipulado por variação biológica ainda são pouco explorados.