Cepas Controle (CC)

OTIMIZE OS RECURSOS DA SUA ROTINA!

A Controllab realiza a manutenção dos microrganismos para o seu laboratório

Para melhorar a rotina do laboratório, a Controllab envia as cepas certificadas, que substituem os repiques. São cepas para pronta entrega e na quantidade definida pelo laboratório, a partir dos microrganismos selecionados.

Por que é importante?

As cepas certificadas conferem mais confiança e credibilidade no controle de qualidade, o que facilita o processo de atendimento às normas, auditorias, acreditações e fiscalizações da ANVISA/VISA.

Vantagens de adquirir o Programa:

  • Entrega imediata das cepas
  • Processos mais ágeis
  • Mais tempo para dedicar-se à análise dos resultados
  • Maximização de recursos de infraestrutura
  • Menos tempo com registros para auditorias
  • Otimização de custos
  • Extinção do preparo de repiques

Tempo

O profissional deixa de realizar a manutenção do microrganismo na rotina e obtém mais tempo para dedicar-se a análise dos resultados.

Custos

Além da redução dos altos investimentos envolvidos na aquisição e manutenção do freezer a -70°C, as cepas controle diminuem o número de testes necessários na manutenção do microrganismo.

Infraestrutura

As cepas liofilizadas são armazenadas entre 2 e 8 °C, reduzindo a utilização de freezer a -70°C (requeridos na manutenção adequada de cepas de conrtrole de qualidade).

Documentos

As cepas controles acompanham certificado com características fenotípicas do microrganismo e sintetizam a quantidade de registros requeridos em auditorias.

Benefícios para o laboratório

  • Confiança nas Análises Microbiológicas​

    Para evitar mutações, grande parte das cepas fornecidas são de 1ª geração ou no máximo até a 3ª geração, evitando alterações fenotípicas que possam impactar os resultados obtidos nas análises. Essa definição de gerações atende às diversas normas voltadas para os processos de acreditações laboratoriais e órgãos regulamentadores da área.​

  • Credibilidade no Controle de Qualidade​

    O laboratório inscrito no programa utiliza cepas de referência autenticadas com qualidade e reconhecimento internacional. Essa ação permite que o laboratório alcance padrões de excelência. As cepas de bactérias liofilizadas são originárias da coleção de cultura mais antiga desta categoria, o NCTC (National Collection of Type Cultures). ​​

  • Fornecimento ininterrupto

    Aderindo ao programa, há um fornecimento contínuo da quantidade de cepas que o laboratório precisa, conforme o cronograma determinado pelo cliente. O laboratório também dispõe de acesso imediato a aquisições extraordinárias, devido ao amplo e seguro depósito de cepas da Controllab.

  • Aumento de Produtividade​

    Por meio da manutenção dos microrganismos e o fornecimento programado das cepas, as equipes envolvidas nos processos de análise e aquisição ganham tempo para dedicar-se às demais solicitações da rotina.

Confira a lista completa de cepas disponíveis

Além dos benefícios e vantagens proporcionados pelo Programa, a Controllab disponibiliza cepas chanceladas pela norma NBR ISO 17034, que são reconhecidas como Material de Referência Certificada (MRC) , o principal padrão de qualidade dentro da rotina analítica de um laboratório.

Parceria Controllab e UKHSA

parceria UKHSA vert

A Controllab, em sua busca contínua para prover as melhores soluções em controle de qualidade laboratorial e atenta aos desafios do setor para manter-se sustentável com otimização dos recursos, expandiu as iniciativas na área microbiológica e consolida essas ações com a parceria UKHSA – UK Health Security Agency.

A UKHSA é guardiã de quatro coleções exclusivas, que consistem em linhagens de células autenticamente preservadas e cepas microbianas de procedência conhecida.

Entre as coleções, a NCTC (National Collection of Type Cultures) é a mais antiga da sua categoria – fundada em 1920 – e possui cepas registradas no Centro Mundial de Dados para Microrganismos (WDCM).

Cepas de referência autenticadas e qualidade com reconhecimento internacional

cepas controle024x624 800x488 1

O Programa CEPAS CONTROLE tem o compromisso de entrega das cepas, entre 1ª ou até no máximo 3ª geração para a excelência dos laboratórios. Essa ação auxiliará as organizações a atenderem de forma eficiente às diversas normativas da área microbiológica para os processos de acreditações laboratoriais e órgãos regulamentadores.

Cepas de referência autenticadas são de suma importância para o controle de exames de diagnóstico clínico. Ao aderir ao Programa, o laboratório tem acesso a um serviço com padrões de qualidade reconhecidos internacionalmente e com entrega imediata.

Por que devo aderir ao Programa CEPAS CONTROLE?

Sustentabilidade

Qualidade e credibilidade contínua
do laboratório

Eficiência

Controla os processos de qualidade dos exames com cepas autenticadas

Qualidade

Contribui para a eficiência dos processos de análise

Rastreabilidade

Acompanha certificados que comprovam a autenticidade do microrganismo

Autenticidade

Utiliza cepas de coleção de culturas reconhecidas internacionalmente

Confiabilidade

Promove a confiança nos processos microbiológicos

O laboratório inscrito no Programa CEPAS CONTROLE deixa de realizar a manutenção (repiques contínuos) na rotina. Essa manutenção é fornecida pela Controllab junto com o certificado da cepa selecionada.

Essa praticidade permite ao laboratório simplificar a rotina, ganhar mais agilidade e reduzir custos e tempo envolvidos nos testes e registros para garantir a qualidade dos repiques no processo e evidenciar em auditorias.

Conheça também os controles de Gram e BAAR

A autenticidade e a confiabilidade das CEPAS CONTROLE também são aplicadas nos controles de Gram e BAAR.

E como isso ajuda o meu laboratório?

As cepas dos controles de Gram e BAAR são aplicadas nas lâminas para controle positivo e negativo dos microrganismos relacionados, auxiliando os laboratórios a avaliarem novos lotes de corantes/reagentes.

Os controles são compostos por 15 lâminas de:

lamina-gram
Lâminas com esfregaço contendo microrganismos Staphylococcus aureus e Escherichia coli.

Controle Gram

lamina-baar
Lâminas com esfregaço contendo microrganismos Mycobacterium tuberculosis e Escherichia coli.

Controle BAAR

HAVE AN ENVIRONMENT WITH ANALYSIS OF EXCELLENCE

Controllab offers complete solutions for quality and assertiveness of results. These solutions facilitate recognition for accreditation processes and regulatory bodies.

Related News

5 de April de 2021

Culture collections are fundamental to the analytical routine of laboratories

To facilitate the access of laboratories to the reference strains, Controllab makes available to Brazil and Latin America the most renowned collection of cultures in Europe: […]
9 de March de 2021

NCTC, Europe’s most renowned culture collection, is available in Latin America

PHE – Public Health England has given Controllab the recognition of technical competence and capacity compatible with the collection of licensed cultures Culture collections are valuable […]
31 de August de 2020

Control Strain of Controllab was recognized as Certified Reference Material

Controllab – the largest provider of Laboratory Quality Control in Brazil and Latin America – earned, at the end of August, more recognition for the production […]

Como podemos te ajudar?