Proficiency Testing: reliability for the analytical performance of laboratories

Muito além da obrigação legislativa, Ensaio de Proficiência é fundamental no processo de melhoria contínua do laboratório.

Procurar um novo caminho nas decisões de melhoria do dia a dia dentro do laboratório é considerado estratégia fundamental para o crescimento, reconhecimento e excelência nas análises laboratoriais.

Neste sentido, uma das principais ferramentas que alavancam as estratégias, é a participação em Programas de Ensaio de Proficiência (EP), também conhecido como Controle Externo da Qualidade. A característica principal do Programa é indicar a exatidão analítica do laboratório. A ferramenta é eficiente para avaliação da qualidade técnica e para garantir a confiabilidade dos resultados.

Além disso, o Programa garante a comparação mercadológica e a identificação de tendências que não são percebidas de outra forma. O Ensaio de Proficiência é responsável por levar informações importantes para a rotina dos laboratórios, tais como: identificar falhas e possibilitar a tomada de ações corretivas ou preventivas.

O laboratório que adere a participação em um programa de proficiência encontra na solução a melhoria contínua do seu processo, e não apenas o cumprimento de uma exigência legal. Isso, porque o EP é uma avaliação externa regular, que compara o desempenho do participante com laboratórios de sistemas semelhantes, fornecendo informações sobre o desempenho dos métodos analíticos.

Ademais, possibilita a obtenção de orientações sobre os problemas e apontamento para soluções analíticas, desde que o laboratório possua habilidade em interpretar e utilizar os dados fornecidos pelo provedor.

Ensaio de Proficiência na prática

É fato que os laboratórios apresentarão ocasionalmente resultados insatisfatórios, decorrente da variação que é característica do processo de análises. No entanto, a demanda por EP ocorre justamente para que haja a minimização das variações, mantendo-as sob controle para não impactar nos resultados da rotina.

Para garantir um melhor aproveitamento dos benefícios que o EP pode fornecer, é importante que os resultados sejam analisados e que o laboratório busque identificar as causas dos desvios observados. Descartada a possibilidade de erros “grosseiros” (transcrição incorreta de resultados, seleção inadequada de sistema analítico ou o não seguimento do procedimento), é importante verificar as etapas do processo que possam estar relacionadas com as falhas observadas no EP.

Laboratórios que analisam seus relatórios, observando tendências e melhorias, possuem notória evolução da rotina analítica, obtendo qualidade nos serviços e proporcionando segurança aos cidadãos. Consequentemente, esses laboratórios se mantêm competitivos e sustentáveis.

Ao adotar essa prática na rotina, o laboratório já cumpre requisito necessário para os processos de acreditações laboratoriais (ISO 15189, ISO 17025, PALC-SBPC/ML, DICQ-SBAC, etc) e órgãos regulamentadores.

 

Os Ensaios de Proficiência são essenciais no processo de melhoria contínua do laboratório

 

Conte com a Controllab!

A Controllab é provedora de Ensaio de Proficiência e outras ferramentas de qualidade, em diversos segmentos: clínico, banco de sangue, veterinária, microbiologia e ensaios físico-químicos para medicamentos, alimentos, saneantes, água e efluentes, combustíveis e outros, entre serviços que atendem de hospitais a indústrias. Tem o apoio exclusivo de importantes sociedades científicas e o reconhecimento das principais normas relacionadas à sua atuação: ISO 9001, 17025, 17034 e 17043.

Essas competências promovem soluções que ajudam os clientes a proverem serviços precisos, incontestáveis e que se destaquem nos mercados nacional e internacional.

Confira alguns benefícios de participar do Ensaio de Proficiência da Controllab:

Abrangência: são mais de 3.500 ensaios disponíveis em múltiplas áreas para o controle de qualidade. Essa diversidade de exames visa suprir as demandas dos laboratórios e crescente inovação tecnológica dos segmentos, atendendo aos processos de acreditações laboratoriais e aos órgãos regulamentadores.

Rodadas: são contínuas, com intervalos regulares, metas anuais e múltiplos itens em concentrações variadas (envio de amostras que simulam os ensaios da rotina).

Relatórios: Individuais com o desempenho da rodada e gráficos do Índice de Desvio e Índice Z; global com informações técnicas e mercadológicas e contínuos com a performance ao longo do período.

Gerenciamento: central de gerenciamento com resumo do desempenho analítico e indicadores para alcançar as metas de excelência nas análises. Permite verificar o desempenho geral ao longo do tempo e identificar quais análises precisam de ação imediata.

Ensaio de Proficiência da Controllab simplifica os processos de auditorias e contribui para a evolução da gestão, pois possui um sistema que mantém o histórico e o rastreamento das atuações sobre os resultados. Além de disponibilizar uma lista com possíveis causas dos resultados não conformes e centralizar as informações no mesmo ambiente.

Quer conhecer mais sobre o Ensaio de Proficiência da Controllab, que proporciona o reconhecimento analítico do seu laboratório? Acesse o site, contate-nos pelo e-mail contato@controllab.com ou pelos telefones e WhatsApp (21) 97901-0310 e (21) 98036-1592.

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter

Receba publicações relevantes sobre laboratório e soluções para 
gestão da qualidade.

We use cookies and other similar technologies to improve your experience, enabling a more personalized navigation, according to the characteristics and your interest. For more information see our Privacy and Security Policy.

PRM 0009

Accreditation Cgcre/Inmetro - Certified Reference Material Producer

Controllab has been accredited as a Certified Reference Material Producer (MRC) since 2016 by Inmetro’s General Coordination for Accreditation (CGCRE), under the PMR 0009 number. The assessment of this conformity is carried out according to the requirements established in ABNT NBR standards ISO 17034 and Inmetro, thus ensuring competence for the production of MRCs, according to the Scope of Accreditation.
Cgcre is signatory to the Mutual Recognition Arrangements of the International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC) and Interamerican Accreditation Cooperation (IAAC).

CAL 0214

Accreditation Cgcre/Inmetro - Calibration Laboratory

In December 2002, the Calibration Laboratory was accredited by Inmetro’s General Coordination for Accreditation (CGCRE). With this recognition, it became an integral part of the Brazilian network of accredited laboratories, under nº214. Since then, it is periodically evaluated for the maintenance and/or extension of accreditation.

Cgcre is signatory to the Mutual Recognition Arrangements of the International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC) and Interamerican Accreditation Cooperation (IAAC).

PEP 0003

Accreditation Cgcre/Inmetro - Proficiency Test Provider

In September 2011, Controllab was accredited by Inmetro’s General Coordination for Accreditation (CGCRE) as a proficiency test provider, under nº PEP0003. Initially as part of a pilot project by Inmetro, this accreditation was based on ILAC G13: 2007 and included several clinical and hemotherapy tests. In the periodic evaluations of this accreditation, new segments and tests are included and the evaluation is now conducted according to ABNT NBR ISO/IEC 17043.

This accreditation attests to Controllab’s technical competence to develop and conduct proficiency tests in accordance with international requirements and enables it to be recognized in other countries, in accordance with mutual recognition agreements signed by Brazil in Mercosur, the Americas and Europe.

Cgcre is signatory to the Mutual Recognition Arrangements of the International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC) and Interamerican Accreditation Cooperation (IAAC).