Controllab lança mais controles para testes de sequenciamento genético

Controllab lança mais controles para testes de sequenciamento genético

Controles

Os interessados em participar da rodada piloto, estruturada conforme os critérios da ISO/IEC 17043, podem assinalar a participação até o dia 18 de junho

À medida que a tecnologia avança, os testes de sequenciamento têm se tornado mais acessíveis e populares na medicina preventiva. No entanto, assim como os demais exames realizados em laboratório, eles precisam de monitoramento para garantir a exatidão dos resultados.

As técnicas desses exames estão em constante evolução e participar de um Ensaio de Proficiência (EP), também conhecido como Controle Externo da Qualidade, auxilia o laboratório na implantação e acompanhamento da qualidade técnica e insumos aplicados na realização desses exames.

Para auxiliar neste cenário, a Controllab lançará no final de junho os seguintes EPs:

Programa

Análises

Teste Genético de Ancestralidade

Identificação e mapeamento dos continentes e populações de origem

Sequenciamento para Triagem Neonatal

Sequenciamento completo para identificação de distúrbios e doenças no recém-nascido

Sequenciamento para Detecção de Genoma Bacteriano

Sequenciamento completo ou parcial

Sequenciamento para Detecção de Genoma de Fungos e Leveduras

Sequenciamento completo ou parcial

Ao participar destes EPs, os laboratórios poderão evidenciar aos médicos e pacientes a confiabilidade dos seus laudos, assim como a eficácia dos procedimentos e das etapas envolvidas nas análises.

A rodada foi estruturada conforme os critérios da ISO/IEC 17043 e os relatórios emitidos após a avaliação facilitam o reconhecimento para os processos de acreditação e órgãos regulamentadores.

Os interessados em participar destas rodadas piloto, previstas para serem enviadas sem custos no dia 28 de junho, podem assinalar participação neste link até o dia 18 deste mês.

Assine nossa newsletter

Receba publicações relevantes sobre laboratório e soluções para 
gestão da qualidade.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, possibilitando uma navegação mais personalizada, de acordo com as características e o seu interesse. Para mais informações consulte a nossa Política de Privacidade e Segurança.

PRM 0009

Acreditação Cgcre/Inmetro - Produtor de Material de Referência Certificado

A Controllab é acreditada como Produtor de Material de Referência Certificado (MRC) desde 2016 pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE), do Inmetro, sob o n.º PMR 0009. A avaliação dessa conformidade é realizada conforme os requisitos estabelecidos nas normas ABNT NBR ISO 17034 e Inmetro, garantindo assim a competência para a produção dos MRC, conforme Escopo de Acreditação.

Esta acreditação atesta a competência técnica da Controllab em produzir MRC, conforme requisitos internacionais e a habilita para ser reconhecida em outros países, conforme acordos de reconhecimento mútuo, estreitando as barreiras técnicas entre o Brasil e os outros países dos Continentes.

A Cgcre é signatária dos Acordos de Reconhecimento Mútuo da International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC) e da Interamerican Accreditation Cooperation (IAAC)

CAL 0214

Acreditação Cgcre/Inmetro - Laboratório de Calibração

Em dezembro de 2002, o Laboratório de Calibração foi acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Inmetro. Com esse reconhecimento, tornou-se parte integrante da rede brasileira de laboratórios acreditados, sob o nº214. Desde então, é avaliado periodicamente para a manutenção e/ou extensão da acreditação.

O selo do Inmetro atesta competência técnica, credibilidade e capacidade operacional da Controllab para os serviços de calibração, conforme requisitos da ABNT NBR ISO/IEC 17025.

A Cgcre é signatária dos Acordos de Reconhecimento Mútuo da International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC) e da Interamerican Accreditation Cooperation (IAAC)

PEP 0003

Acreditação Cgcre/Inmetro - Provedor de Ensaio de Proficiência

Em setembro de 2011, a Controllab foi acreditada pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Inmetro como provedor de ensaio de proficiência, sob o nºPEP0003. Inicialmente dentro de um projeto piloto do Inmetro, esta acreditação baseou-se na ILAC G13: 2007 e incluiu diversos ensaios clínicos e de hemoterapia. Nas avaliações periódicas desta acreditação novos segmentos e ensaios são incluídos e a avaliação passa a ser conduzida segundo a ABNT NBR ISO/IEC 17043.

Esta acreditação atesta a competência técnica da Controllab em desenvolver e conduzir ensaios de proficiência conforme requisitos internacionais e a habilita reconhecida em outros países, conforme acordos de reconhecimento mútuo firmados pelo Brasil no Mercosul, Américas e Europa.

A Cgcre é signatária dos Acordos de Reconhecimento Mútuo da International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC) e da Interamerican Accreditation Cooperation (IAAC)