Controllab amplia Ensaio de Proficiência de Monkeypox para rotina veterinária

Controllab amplia Ensaio de Proficiência de Monkeypox para rotina veterinária

Controllab amplia Ensaio de Proficiência de Monkeypox para rotina veterinária

Iniciativa lançada para avaliar confiabilidade das análises e implantação de rotinas para detecção do vírus em humanos é estendida a animais de companhia. Primeira rodada é sem custos

Em setembro deste ano, laboratórios de análises humanas em diversos países receberam o primeiro Ensaio de Proficiência para detecção do vírus Monkeypox, provido pela Controllab.

Recentemente, além da detecção do vírus Monkeypox em humanos, começaram a surgir os primeiros relatos de infecção em outras espécies. Um grupo de cientistas franceses confirmou o primeiro caso de Monkeypox em um cachorro e, a partir da publicação deste relato em um periódico científico, diversas autoridades em saúde pública emitiram recomendações.

Um exemplo é a divulgação da Nota Técnica do Ministério da Saúde (MS) do Brasil. O documento contém recomendações sobre o manejo de animais de companhia clinicamente suspeitos ou expostos à infecção pelo Monkeypox Vírus (MPXV).

Embora as informações quanto à importância do envolvimento desses animais na manutenção e dispersão do vírus no ambiente sejam incipientes, os casos suspeitos precisam ser rapidamente identificados para evitar a piora do estado clínico do animal.

Em mais uma iniciativa pioneira, a Controllab, que está sempre atenta às necessidades do setor diagnóstico, ampliou o Ensaio de Proficiência de Monkeypox (MPX) para atender às rotinas veterinárias.

O Ensaio de Proficiência (EP), também conhecido como Controle Externo da Qualidade, segue os critérios da ABNT NBR ISO/IEC 17043. Ele será enviado no dia 21 de novembro, com itens de ensaio preparados de um isolamento viral inativado, para a detecção do MPXV por métodos moleculares.

Ao se inscreverem no Ensaio de Proficiência, os laboratórios veterinários evidenciam seu compromisso com a credibilidade e a qualidade dos seus laudos.

Quer destacar seu compromisso com a qualidade desse exame?

Realize aqui a sua inscrição e participe da rodada inicial, sem custos!

Assine nossa newsletter

Receba publicações relevantes sobre laboratório e soluções para 
gestão da qualidade.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, possibilitando uma navegação mais personalizada, de acordo com as características e o seu interesse. Para mais informações consulte a nossa Política de Privacidade e Segurança.

PRM 0009

Acreditação Cgcre/Inmetro - Produtor de Material de Referência Certificado

A Controllab é acreditada como Produtor de Material de Referência Certificado (MRC) desde 2016 pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE), do Inmetro, sob o n.º PMR 0009. A avaliação dessa conformidade é realizada conforme os requisitos estabelecidos nas normas ABNT NBR ISO 17034 e Inmetro, garantindo assim a competência para a produção dos MRC, conforme Escopo de Acreditação.

Esta acreditação atesta a competência técnica da Controllab em produzir MRC, conforme requisitos internacionais e a habilita para ser reconhecida em outros países, conforme acordos de reconhecimento mútuo, estreitando as barreiras técnicas entre o Brasil e os outros países dos Continentes.

A Cgcre é signatária dos Acordos de Reconhecimento Mútuo da International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC) e da Interamerican Accreditation Cooperation (IAAC)

CAL 0214

Acreditação Cgcre/Inmetro - Laboratório de Calibração

Em dezembro de 2002, o Laboratório de Calibração foi acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Inmetro. Com esse reconhecimento, tornou-se parte integrante da rede brasileira de laboratórios acreditados, sob o nº214. Desde então, é avaliado periodicamente para a manutenção e/ou extensão da acreditação.

O selo do Inmetro atesta competência técnica, credibilidade e capacidade operacional da Controllab para os serviços de calibração, conforme requisitos da ABNT NBR ISO/IEC 17025.

A Cgcre é signatária dos Acordos de Reconhecimento Mútuo da International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC) e da Interamerican Accreditation Cooperation (IAAC)

PEP 0003

Acreditação Cgcre/Inmetro - Provedor de Ensaio de Proficiência

Em setembro de 2011, a Controllab foi acreditada pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Inmetro como provedor de ensaio de proficiência, sob o nºPEP0003. Inicialmente dentro de um projeto piloto do Inmetro, esta acreditação baseou-se na ILAC G13: 2007 e incluiu diversos ensaios clínicos e de hemoterapia. Nas avaliações periódicas desta acreditação novos segmentos e ensaios são incluídos e a avaliação passa a ser conduzida segundo a ABNT NBR ISO/IEC 17043.

Esta acreditação atesta a competência técnica da Controllab em desenvolver e conduzir ensaios de proficiência conforme requisitos internacionais e a habilita reconhecida em outros países, conforme acordos de reconhecimento mútuo firmados pelo Brasil no Mercosul, Américas e Europa.

A Cgcre é signatária dos Acordos de Reconhecimento Mútuo da International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC) e da Interamerican Accreditation Cooperation (IAAC)